Marcadores

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos, por Carlos Eduardo Silveira.

CM8 Internacional - 09/07/2018


09/07/2018 09:40
AFP
Créditos da foto: AFP
AS REPERCUSSÕES INTERNACIONAIS SOBRE A LIBERTAÇÃO/PRISÃO DE LULA

NOTÍCIAS DE JORNAIS

Página 12, Argentina

Lula livre, o grito do domingo no Brasil. Uma manobra político-judicial impediu a libertação do ex-presidente e o PT fala em "sequestro". Um juiz ordenou a libertação do ex-presidente pela manhã e, à noite, um magistrado superior o rejeitou. O dia viveu horas de tensão motivadas pela politização dos tribunais. Houve mobilizações populares. "Isso não vai acabar bem, isso é uma vergonha." Lapidar, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, avaliou a manobra a que Luiz Inácio Lula da Silva foi exposto ontem depois que um juiz ordenou que ele fosse preso, contrariando a decisão de um colega que havia determinado sua libertação durante férias judiciais três meses antes das eleições presidenciais.

https://www.pagina12.com.ar/127167-lula-libre-el-grito-del-domingo-en-brasil

Diário de Notícias, Portugal

Solta Lula, não solta Lula: Brasil em dia de caos jurídico. Cinco decisões contraditórias em sete horas. Um juiz desembargador de turno mandou soltar o antigo presidente três vezes. Outros magistrados rebateram-no duas vezes. Polícia sem saber o que fazer.
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/09-jul-2018/interior/solta-lula-nao-solta-lula-brasil-em-dia-de-caos-juridico-9566186.html?target=conteudo_fechado

Público, Portugal

Editorial. Brasil, quando o caos contagia a Justiça. O poder político estilhaçou-se e as sequelas da crise contaminam o sistema judicial. O caminho do caos é uma má notícia para os brasileiros, mas uma boa nova para a extrema-direita de Bolsonaro.
https://www.publico.pt/2018/07/09/mundo/editorial/brasil-quando-o-caos-contagia-a-justica-1837311

Público, Portugal

Libertação de Lula da Silva suspensa em braço-de-ferro entre juízes. Pedido de habeas corpus para a libertação do antigo Presidente brasileiro foi aceite por juiz desembargador do tribunal de Porto Alegre. Depois foi suspensa pelo relator da Lava-Jato do mesmo tribunal, até uma nova ordem reforçar a primeira decisão e ordenar a saída de Lula no prazo de uma hora.
https://www.publico.pt/2018/07/08/mundo/noticia/tribunal-da-ordem-para-libertar-lula-da-silva-de-imediato-1837289

Le Monde, França

Lula permanece preso após um breve imbróglio judicial. O presidente de um tribunal de apelações durante a noite manteve a detenção do ex-líder. Um pouco antes, outro magistrado causou sensação ao ordenar sua libertação.

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/07/09/bresil-apres-un-bref-imbroglio-judiciaire-lula-reste-en-prison_5328132_3222.html

El País, Espanha

O ex-presidente do Brasil Lula da Silva permanecerá na prisão após um conflito judicial por sua libertação. O líder do Partido dos Trabalhadores, condenado a 12 anos de prisão, está entre os favoritos para as eleições presidenciais em outubro próximo

https://elpais.com/internacional/2018/07/08/actualidad/1531064863_141675.html

Le Monde, França

A três meses de uma das eleições presidenciais mais incertas do Brasil, um juiz do Tribunal de Apelação de Porto Alegre no domingo (8 de julho) ordenou a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , encarcerado desde o início de abril por corrupção. Depois a decisão foi revertida.

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/07/08/une-cour-d-appel-bresilienne-ordonne-la-liberation-de-l-ex-president-lula-un-magistrat-conteste_5328086_3222.html

L’Humanité, França

A Corte de Apelação ordenou a libertação de Lula. A surpresa equivale à injustiça sofrida.

https://www.humanite.fr/bresil-la-cour-dappel-ordonne-la-liberation-de-lula-657879

La Repubblica, Itália

Clash entre juízes por Lula. "Libertem-no". Mas a decisão é negada por outro magistrado. O ex-chefe de Estado, que tem de cumprir uma sentença de doze anos, continua preso apesar de um vigoroso conflito judicial.

http://www.repubblica.it/esteri/2018/07/08/news/brasile_corte_d_appello_ordina_scarcerazione_lula-201231737/

La Vanguardia, Espanha

Um juiz ordena a libertação do ex-presidente Lula, preso por corrupção. A decisão judicial estipula que a liberação deve ter lugar “de acordo com o regime de urgência”.

http://www.lavanguardia.com/internacional/20180708/45772445816/lula-brasil.html

La Vanguardia, Espanha

Um juiz revoga a ordem de libertação de Lula e exige manter a prisão. O magistrado anulou a ordenação horas depois que outro juiz federal ordenou a libertação do ex-presidente brasileiro

http://www.lavanguardia.com/internacional/20180708/45774122679/lula-da-silva-juez-excarcelacion.html

El Mundo, Espanha

Guerra judicial por Lula: um juiz pede novamente sua libertação depois que outro revogou sua ordem

http://www.elmundo.es/internacional/2018/07/08/5b42316e468aebc3248b45f5.html

ABC, Espanha

Um juiz ordena a libertação de Lula da Silva, mas outro magistrado revoga a ordem.

https://www.abc.es/internacional/abci-juez-ordena-liberar-expresidente-brasileno-lula-silva-preso-corrupcion-201807081745_noticia.html

The New York Times, EUA

Um juiz no Brasil decidiu no domingo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria libertado da prisão enquanto continua a recorrer de uma condenação por corrupção, uma decisão inesperada que desencadeou um tumulto legal e político imediato.   ordem foi a última reviravolta na tumultuada preparação para a eleição presidencial do Brasil em outubro. Mesmo da prisão, Lula lidera as pesquisas.

https://www.nytimes.com/2018/07/08/world/americas/brazil-lula-release.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Fworld&action=click&contentCollection=world&region=rank&module=package&version=highlights&contentPlacement=10&pgtype=sectionfront

Los Angeles Times, EUA

Juízes duelam no Brasil sobre a libertação do antigo presidente Lula da prisão. Lula, cuja condenação fazia parte da investigação anticorrupção em todo o país conhecida como Lava Jato, começou a cumprir sua sentença em 7 de abril, mas ele garante ser inocente e diz que o caso contra ele é politicamente motivado.

http://www.latimes.com/world/la-fg-brazil-lula-jail-20180708-story.html

Libération, França

Lula permanece preso depois de cancelar o pedido de libertação. Uma ordem para a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu como uma bomba no domingo, no Brasil, antes de ser cancelada algumas horas depois, destacando a desordem política do país a três meses das eleições presidenciais, a mais incerta de sua história.

http://www.liberation.fr/planete/2018/07/08/bresil-lula-reste-en-prison-apres-l-annulation-d-un-ordre-de-liberation_1665032

El Espectador, Colômbia

Guerra judicial no Brasil. Lula da Silva, entre liberdade e prisão. Poucas horas depois que um juiz ordenou a liberdade "imediata" do ex-presidente brasileiro, outro magistrado anulou a decisão. O que acontecerá agora com o popular líder brasileiro?

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/lula-da-silva-entre-la-libertad-y-la-carcel-articulo-798924

El Espectador, Colômbia

Lula continuará na cadeia depois de um duro embate jurídico no Brasil. Lula, de 72 anos, lidera todas as pesquisas com três meses para as eleições presidenciais, apesar de sua prisão e de estar virtualmente desqualificado.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/lula-continuara-en-la-carcel-tras-un-duro-embate-juridico-en-brasil-articulo-798964

RFI, França

Imprensa internacional chama briga de juízes sobre libertação de Lula de “telenovela”. A imprensa internacional repercutiu a decisão do desembargador Rogério Favreto de soltar o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo (8). Televisões, jornais e emissoras de rádio do mundo inteiro acompanharam os anúncios contraditórios feitos durante o dia, tentando explicar ao público estrangeiro o imbróglio político-judicial brasileiro.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180708-imprensa-internacional-chama-briga-de-juizes-sobre-libertacao-de-lula-de-novela

Esquerda.net, Portugal

Tribunal manda libertar Lula da Silva. A decisão do juiz desembargador Rogério Favreto foi publicada este domingo e afirma que “a ilegal e inconstitucional execução provisória da pena imposta ao Ex-Presidente Lula não pode lhe cassar os seus direitos políticos, tampouco restringir o direito aos atos inerentes à condição de pré-candidato ao cargo de Presidente da República",

https://www.esquerda.net/artigo/tribunal-manda-libertar-lula-da-silva/56075

Euronews, Portugal

Guerra aberta entre juízes brasileiros por causa de Lula da Silva. Rogério Favreto, o juiz desembargador de plantão do Tribunal Federal da 4ª Região, de Porto Alegre (Rio Grande do Sul), ordenou, pela segunda vez este domingo que o antigo presidente do Brasil fosse libertado de imediato.

http://pt.euronews.com/2018/07/08/tribunal-ordena-libertacao-de-lula-da-silva

Sputnik News, Rússia

Em domingo de despachos, prisão de Lula volta a agitar cenário político. A política brasileira foi agitada hoje pela decisão de um desembargador de colocar em liberdade o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde abril em Curitiba. Mas, antes que a determinação pudesse ser cumprida, outro desembargador ordenou a manutenção da prisão, provocando intensas manifestações.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018070811668832-prisao-presidente-lula/

Al Jazeera, Catar

Juiz de apelação impugna decisão de libertar Lula no Brasil

https://www.aljazeera.com/news/2018/07/brazil-appeals-court-orders-president-lula-release-180708162958434.html

Global Times, China

Juiz brasileiro bloqueia decisão de libertar Lula.

http://www.globaltimes.cn/content/1110001.shtml

El Telégrafo, Equador

Presidente do Tribunal intervem na batalha judicial e mantem Lula preso.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/juez-orden-liberacion-lula-brasil




El Mercúrio, Chile


Presidente do tribunal intervém em batalha judicial e mantém Lula na prisão O embate jurídico legal entre dois magistrados foi encerrado hoje pelo juiz Thompson Flores, que determinou que o ex-presidente continue preso.

http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/07/08/912567/Jefe-de-tribunal-interviene-en-batalla-judicial-y-mantiene-a-Lula-en-prision-preventiva.html

La Jornada, México


O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva estava cético sobre sua possível libertação da prisão, disse o deputado Wadih Damous, do PT, depois de encontrá-lo na cela onde ele está detido. "Desde que dei a ele a notícia de que tínhamos obtido essa ordem (de sua libertação), ele era muito cético, não acreditava que pudesse ser cumprido, não afetou a moral porque nem sequer a via como viável", disse o parlamentar. em coletiva de imprensa em Curitiba.

http://www.jornada.com.mx/ultimas/2018/07/08/lula-se-muestra-esceptico-sobre-su-liberacion-7368.html

ARTIGOS

Eric Nepomuceno – Política (Página 12, Argentina)

“Um dia de tensão absoluta”

https://www.pagina12.com.ar/127169-un-dia-de-tension-absoluta

Emir Sader – Política (Página 12, Argentina)

“O Estado de Direito, um campo de guerra”

https://www.pagina12.com.ar/127170-el-estado-de-derecho-un-campo-de-guerra

Pablo Gentilli – Política (Página 12, Argentina)

“Lula deve ser libertado. Já!”

https://www.pagina12.com.ar/127168-lula-debe-ser-libre-ya

Nicolás Trotta – Política (Página 12, Argentina)

“A mecha acesa”

https://www.pagina12.com.ar/127082-la-mecha-encendida

Nenhum comentário:

Postar um comentário