Marcadores

terça-feira, 22 de outubro de 2019

SOCIOLOGIA - 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - QUARTO BIMESTRE - AULA I

Resultado de imagem para CARLITOS CHAPLIN TEMPOS MODERNOS


AULA 1 (EXPOSITIVA) – SISTEMAS HISTÓRICOS DE PRODUÇÃO.


1) Taylorismo: Método de produção de Frederick W. Taylor, no início do Século XX, em que se separava planejamento e execução de atividade. Ele padronizava todas as etapas da produção, separava os trabalhadores e os repassava. Esse sistema permitiu o administrador controlar e intensificar o ritmo de produção, aumentando o lucro dos donos.


2) Fordismo: Aprimoramento da prática taylorista introduzindo a esteira de produção, criando alinha de montagem. Os trabalhadores especializados em uma única tarefa não se moviam, uma vez que a esteira trazia o trabalho até eles. A velocidade da produção era controlada pelo administrador da esteira, que aumentava ou não a velocidade da esteira conforme seus interesses. 


3) O modelo Fordista/Taylorista trouxe um aumento significativo de produção, mas gerou muita rotatividade, desqualificação educacional, muitos problemas de saúde. A premissa era de que o trabalhador era pago para executar e não para pensar, por isso descartáveis.


4) Atualmente o mundo do trabalho experimenta uma nova estrutura apoiada na flexibilização das relações de trabalho e dos processos produtivos, além da intensa utilização de tecnologia da informação.


5) A Globalização forçou a racionalização extrema das formas de produção visando a redução do custo, implicando na queda do nível e na qualidade do emprego para aumento da lucratividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário