Marcadores

terça-feira, 22 de outubro de 2019

SOCIOLOGIA - TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO - QUARTO BIMESTRE - AULA 04

Resultado de imagem para ANGELA DAVIS

AULA 1 (EXPOSITIVA) – VIOLÊNCIA E DIVERSIDADE.

1) Marie Gouze, foi a primeira mulher humanista a entrar espectro feminista ao brigar pelos direitos das mulheres, contra a pena de morte, e contra a escravidão durante a Revolução Francesa. Foi executada pelos Jacobinos por conspirar contra a República que se seguiu a Revolução.

2) O Feminismo propriamente dito, enquanto movimento, historicamente iniciou com o movimento das Sufragistas. Mulheres inglesas que lutaram pelo Direito ao Voto no final do Século XIX.

3) O marco da luta das mulheres foi em 08 de Março de 1857 quando operárias da fábrica de tecido em Nova York deflagraram uma greve por melhores condições e mudança na jornada de 16 horas. A greve foi reprimida, a fábrica foi fechada com elas dentro e incendiada pela polícia. 129 operárias foram queimadas vivas. Virou o dia Internacional da Mulher.

4) Foi a partir das grandes manifestações de 1968 que as pautas identitárias (meio ambiente, feminismo, LGBT) tomaram os movimentos sociais e se replicaram pelo mundo. Simone de Beauvoir, escritora feminista tem uma frase célebre: “Não se nasce mulher, torna-se mulher”.

5) No mundo todos os regimes ditatoriais à esquerda e à direita reforçaram padrões patriarcais e reprimiram com violência todas as pautas identitárias, principalmente no início do Século XX. A chamada Contracultura, difundida a partir dos movimentos sociais de 1968, passou a combater a tradição machista e patriarcal reproduzindo novos valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário