Marcadores

terça-feira, 22 de outubro de 2019

SOCIOLOGIA - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - QUARTO BIMESTRE - AULA I


Resultado de imagem para MANIFESTAÇÃO LACRIMOGENIO

AULA 1 – CONTROLE SOCIAL

1)      Controle Social: São os mecanismos que garantem a manutenção da Sociedade e possibilitam que ela permaneça unida e previsível aos olhos de quem faz parte dela. Podem ter como objetivo a manutenção da ordem e da harmonia social segundo uma visão Funcionalista, como podem ter como objetivo a manutenção da dinâmica social entre suas classes o que faz com que ela se movimente segundo uma visão materialista.

2)      Os mecanismos de controle social são as instituições sociais, os grupos sociais, as ações sociais, o status social e os papéis sociais com o objetivo de conduzir as ações individuais para fins previsíveis dentro da coletividade. Tudo que foge aos mecanismos de controle social é passível de sofrer sanção legal (punição pela lei) ou sanção social (punição social).

3)      Os agentes de controle social são aqueles que se valem dos mecanismos de controle social, agora classificados pelo que são, como Família, Escola, Igreja, etc, podendo chegar a individualidade como a figura do pai, da mãe, do amigo, do chefe, do pastor. Por isso não podem ser confundidos com as Instituições Sociais.

4)      Os agentes de controle social podem ser divididos em:
- Repressivos: Conjunto de órgãos e instituições que estabelecem o controle social por meio da repressão e até da violência como a Polícia, Forças Armadas e Judiciário.
- Ideológicos: Conjunto de órgãos que mantém o controle social com a disseminação de certas ideologias, padrões de comportamentos que atendem interesses de grupos dominantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário