Marcadores

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

SOCIOLOGIA - PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO - AULA 03 - BIMESTRE III - 12 DE AGOSTO DE 2019




AULA 3 – CULTURA E IDENTIDADE

1) As trocas culturais, a medida que vão se estabelecendo, fazem os indivíduos criarem relações de identificação com determinados elementos culturais. A representatividade dos aspectos culturais permitem que seus indivíduos, seus reprodutores, construam identidades diferentes ao longo do tempo para cada espaço que ocupem.

2) Por Identidade podemos entender como o sentimento de pertencer a uma coletividade específica, com características distintas dos demais grupos e que pauta escolhas e posicionamentos sociais com base nesta própria Identidade.

3) Os últimos anos fizeram com que o conceito de identidade cultural abarcasse também novas demandas adquiridas com a revolução tecnológica dos meios de comunicação e das redes sociais. Assim, Identidade passou a contemplar demandas próprias de etnia, gênero, religião, etc.

4) A característica principal das identidades sociais no século XXI é a fragmentação. O enfraquecimento da ideia de identidade nacional permitiu a ascensão de micro-identidades, descentralizadas e móveis, com espaço e tempo provisórios. Tais identidades se caracterizam hoje por serem também instrumentos de lutas políticas.

5) As tribos urbanas são formas de associação não-tradicional de indivíduos como reação ao processo de padronização e homogeneização de comportamentos e das práticas culturais promovidas pela Cultura de Massa (Indústria Cultural). Ex: Punks, hipsters, cis, etc.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário