Marcadores

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

SOCIOLOGIA - TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO - AULA 03 - BIMESTRE III - 12 e 16 DE AGOSTO DE 2019

Resultado de imagem para GÊNERO E SEXUALIDADE
AULA 3 - VIOLÊNCIA X SEXUALIDADE.


1) A sociedade contemporânea vive um surto de violência relacionada às questões de gênero e de sexualidade. Esse tipo de discriminação tem um impacto direto econômico, social e político, além de imprimir uma cicatriz urbana seríssima e de consequências nocivas. Tais questões estão imersas nas chamadas questões de gênero.

2) A partir da década de 70 do século XX movimentos sociais identitários surgiram com pautas em defesa dos direitos políticos dos mais diversos grupos minoritários, de forma que o que temos hoje é a reação, muitas vezes violenta, às conquistas históricas desses grupos em um momento de crise econômica global e de forte ataque a alguns aspectos da globalização.

3) Sexo está relacionado as características físicas do corpo, a anatomia dos órgãos sexuais. 
   Gênero, por sua vez, está relacionado a construção social e histórica do conceito de masculino, feminino e possíveis outros conceitos, uma vez que tal construção diz respeito ao que o indivíduo se identifica, ou seja, é cultural e não biológica. 
        Sexualidade é a maneira como o indivíduo racionalmente responde ao chamado biológico do sexo. A maneira como ele atende as suas necessidades de cunho sexual.

4) Na construção dessa Identidade de gênero somos influenciados por convenções, estereótipos, experiências e expectativas adquiridas em todo o processo de socialização. É a vivência da sexualidade no ambiente sociocultural com forte impacto psicológico. Não existe Ideologia de gênero, existem identidades de gênero. A não aceitação dessa condição gera forte discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário