por Deutsche WelleFilósofo da USP diz que bravatas de Bolsonaro tiram o foco de projeto
econômico rejeitado pela maioria e que nunca um candidato retirou a
discussão do espaço público
M.Pimentel/AFP
Para filósofo, com Bolsonaro, campanha saiu do espaço público e se deslocou para o ambiente virtual
Por João Soares
Os
posicionamentos de Jair Bolsonaro (PSL) sobre pautas identitárias, como
os direitos das mulheres e LGBTs, dominaram o debate eleitoral no
primeiro turno e atraíram o foco das atenções internacionais. Na leitura
do filósofo Vladimir Safatle,
professor da Universidade de São Paulo (USP), as declarações são
utilizadas pelo candidato a partir de um cálculo estratégico para
esvaziar a discussão política.
Em
entrevista à DW Brasil, Safatle argumenta que a rejeição da sociedade
brasileira a medidas neoliberais trouxe o país a uma situação
"atípica" no cenário global, com universidades gratuitas e duas das
maiores empresas do país sendo públicas.
"Os
defensores dessa agenda compreenderam que a única maneira de impor suas
reformas seria de uma maneira autoritária”, afirma. "Só tinha um jeito
de ser implementada: escondendo-a, não deixando que fosse claramente
exposta e tematizada".
DW: Como explicar a crescente adesão ao autoritarismo no Brasil?
Vladimir Safatle:
Nada da situação atual é compreensível sem remetermos ao que aconteceu
com o fim da ditadura militar. O Brasil fracassou redondamente em
conseguir superar seu passado ditatorial,
que volta a assombrar agora. Nenhum país da América Latina tem um risco
tão explícito de militarização e mesmo de um golpe de Estado nos moldes
tradicionais quanto o Brasil. Nenhum tem uma presença tão forte das
Forças Armadas no cotidiano da vida pública. Isso mostra, muito
claramente, que a solução conciliatória produzida pela transição em
direção à democracia foi a maior covardia histórica que o país conheceu.
Esse
passo conciliatório conservou setores da classe política que estavam
completamente vinculados à ditadura, assim como preservou, no seio das
Forças Armadas, uma mentalidade de justificativa de situações de exceção
que volta agora. Também preservou, no seio da sociedade civil, um
potencial de apoio a governos aparentemente fortes e autoritários devido
ao fato de o Brasil, em momento algum, ter imposto um dever de memória e
justiça de transição, que seria fundamental para que não estivéssemos
vendo regressões como as de agora.
DW: E qual foi o papel da Constituição de 1988, que acaba de completar 30 anos, nesse processo?
VS:
A Constituição de 88 foi a expressão dessa grande política
conciliatória. Fala-se muito que é uma constituição cidadã, que garante
direitos fundamentais. Por um lado, foi uma constituição sem vigência.
Até hoje, tivemos 95 emendas constitucionais – mais ou menos três por
ano. Para aprovar uma emenda, o Congresso precisa de dois terços. No
caso brasileiro, essa negociação dura meses. Chega-se a uma conclusão
muito clara de que a função do Congresso Nacional desde o fim da
Constituinte foi simplesmente desconstituir a Constituição. Ela já
nasceu com esse selo.
Por
outro lado, 30 anos depois, há leis constitucionais que nunca foram
implementadas por falta de lei complementar. É uma aberração. A lei que
estabelece o imposto sobre grandes fortunas é constitucional e nunca foi
aplicada, por mera falta de lei complementar. A Constituição nasce
letra-morta.
Por
outro lado, ela era também resultado de uma grande estrutura de
conciliação entre vários setores da sociedade brasileira, inclusive
ligados à vida militar. O Exército chegou com 28 parágrafos fechados,
praticamente empurrados goela abaixo aos constituintes. Entre eles, o
artigo que define a função das Forças Armadas. No caso brasileiro, a
preservação da ordem, outra aberração completa, porque a função delas é a
defesa da integridade do território nacional e ponto. Logo, o que está
explodindo hoje era uma bomba-relógio que ninguém quis ver.
DW: É possível pensar em um governo Bolsonaro nos moldes tradicionais, articulando no Congresso para governar com maioria?
VS:
Dentro de um possível governo Bolsonaro, várias opções se colocam à
mesa. Elas vão depender muito dos sistemas de resistência que ocorrerão.
Agora, é importante lembrar algumas coisas. A primeira delas é que o
Brasil é uma certa aberração do ponto de vista dos ajustes neoliberais
até hoje.
Devido
aos pactos da Nova República, não havia condição de avançar muito,
tampouco de regredir. Havia forças sociais claramente constituídas que
criavam um certo equilíbrio. Isso fez, por exemplo, que os grandes
ajustes neoliberais aplicados em outros países latino-americanos, como a
Argentina, não fossem feitos aqui.
O
Brasil chega em 2018 com duas de suas maiores empresas sendo públicas,
assim como dois entre seus maiores bancos. Além disso, com um sistema de
saúde que cobre 207 milhões de pessoas e é gratuito, universal, coisa
que nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes tem. Há, também,
57 universidades federais completamente gratuitas.
Não
são universidades para a elite. Só na USP, 60% dos alunos vêm de
famílias que ganham até dez salários mínimos. Percebe-se que o brasil
chega aos dias atuais numa situação muito atípica do ponto de vista do
neoliberalismo.
Os
defensores dessa agenda compreenderam que a única maneira de impor suas
reformas seria de uma maneira autoritária, como no modelo chileno do
Pinochet. É um neoliberalismo claramente autoritário, diferente do que
se tem na Europa. Lá, a extrema direita é antiliberal, protecionista,
que incorpora certas pautas sociais vindas da esquerda e usa a luta
contra o sistema financeiro em seu discurso.
Exatamente
por isso, o neoliberalismo na Europa tem que ser implementado por
figuras mais ao centro. Não é o que acontece no Brasil. Até porque
pesquisas mostram que 68% da população brasileira são contra as
privatizações; 71%, contra reformas nas leis trabalhistas e 85% contra
reformas na previdência.
DW: A adoção dessa agenda seria, portanto, eleitoralmente inviável?
VS:
Só tinha um jeito de ser implementada: escondendo-a, não deixando que
fosse claramente exposta e tematizada. A única forma de fazer isso era
alimentar e ressuscitar os piores fantasmas autoritários da sociedade
brasileira, colocando-os no centro do debate político. Todas essas
bravatas preconceituosas são peças fundamentais na estratégia retórica
de anulação do espaço político. O que nós vimos foi uma anticampanha,
baseada no esvaziamento do espaço político, exatamente por meio desse
tipo de provocação às minorias vulneráveis – negros, mulheres, LGBTs –
que se revoltam, com toda a justiça, e esse jogo ocupa toda a cena da
campanha.
Por
um lado, um potencial fascista que estava mais ou menos recalcado ganha
direito de existência e aflora de maneira muito forte. Isso vem de
longe. A ditadura militar teve apoiadores, e a gente conhece muito bem o
padrão racista e preconceituoso de vários setores da sociedade
brasileira. Por outro lado, há um elemento fundamental e absolutamente
impressionante: a campanha sai do espaço público e se desloca para o
ambiente virtual, difícil de ser partilhado pela sociedade. Nesse
espaço, a produção contínua de imagens e vídeos falsos de forte apelo
retórico, que podem ser partilhados, acabam dando o tom.
Vimos
o que aconteceu com os atos do sábado retrasado: grandes manifestações
populares que ocuparam as ruas do Brasil e, de repente, foram anuladas.
Ninguém estava sabendo exatamente o que aconteceu. Justo após essas
manifestações, Bolsonaro teve um salto nas pesquisas. Depois, fomos
entendendo. Com uma organização impressionante, uma rede muito vasta de
circulação de imagens, profissionalmente constituída, tentou anular o
ato pela construção de um evento falso no lugar. Faziam circular fotos
que não tinham nada a ver com aqueles protestos, com o objetivo claro de
denegrir suas propostas. Conseguiram anular um evento de rua por meio
de uma mobilização virtual.
Esses
dois elementos constituem um outro modelo de campanha completamente
fora dos padrões tradicionais da democracia liberal. Ela já tem seus
limites, mas era obrigada a conservar um espaço público no interior do
qual a sociedade, como um todo, podia operar um embate. Esse elemento
foi brutalmente retirado. O candidato Bolsonaro levou uma facada e
passou a campanha inteira fora dela. Todas as vezes em que seu vice ou
economista fazia alguma declaração, eram falas catastróficas,
imediatamente rechaçadas. Ou seja, não houve campanha, no sentido
tradicional do termo.
DW: Esta
eleição já é marcada pela circulação massiva de notícias falsas e
rejeição ao jornalismo. Como é possível haver debate se alguns grupos
estão fechados ao contraditório?
VS:
A política nunca foi uma questão de argumentação. É um erro achar isso.
Trata-se da mobilização de afetos, que, por sua vez, expressam adesões a
formas de vidas distintas e conflituais. Você não argumenta contra
afetos, mas os desconstitui. É um processo diferente. Afetos não são
irracionais, no entanto. Eles têm uma dinâmica própria, e devem ser
compreendidos na sua especificidade. Em certo sentido, numa situação
tecnológica como a nossa, qualquer um pode produzir fake news.
Quando
eram só setores consolidados da imprensa, existia maneiras de utilizar o
processo judicial para contestar e saber quem fez. De uma forma ou de
outra, um certo nível era preservado, mas, mesmo assim, longe de ser uma
coisa simples. Há várias modalidades de construção de notícias,
utilizadas constantemente por grupos midiáticos. Mas, agora, há um
processo no qual essa função é invisível: você não sabe quem produziu.
A
campanha do Bolsonaro parecia mambembe, amadora, feita às pressas. Mas
começamos a perceber que não. Era extremamente organizada, pela
qualidade do material que circulava. Os materiais que anularam a
manifestação contra ele começaram a circular horas depois dos atos e
eram extremamente bem produzidos. Eu me pergunto: quem foi o
responsável? Em que produtora isso foi feito?
Não
se sabe nem quem é o publicitário do Bolsonaro. Será, então, que não
haveria estratégia de campanha, ou, na verdade, ela está sendo pensada
em outro lugar onde a gente não consegue sequer enxergar? Nada bate
nessa história. São organizadas redes no WhatsApp com mais de 8 mil
pessoas, que se articulam entre si e proliferam um conjunto enorme de
imagens extremamente bem editadas por profissionais.
DW: Os
cientistas políticos costumam analisar a atual crise política partindo
da eleição de 2014. Mas qual é a relação do momento atual com os
protestos de 2013?
VS:
Este é um evento fundamental da história brasileira. O fenômeno de 2013
foi a maior oportunidade perdida pela esquerda daqui. Era uma
manifestação popular, que deixava muito claro o nível de
descontentamento, frustração social, com uma perspectiva de
enriquecimento que não ocorreu.
Poderia,
sim, ter sido utilizada pela esquerda para dizer: estamos presos em uma
camisa de força para conseguir fazer um segundo ciclo de políticas de
crescimento e redistribuição de renda. A gente precisa assumir isso e
lutar contra vários entraves políticos e coisas dessa natureza. Mas isso
não foi feito. A esquerda ficou com medo do fato de que a manifestação
jogou para a rua tanto aqueles dispostos a ir mais longe, quanto os
setores reativos da sociedade.
Toda
manifestação popular traz os sujeitos emergentes e os reativos. Se você
não souber dar forma aos emergentes, os reativos vão tomar conta. Foi
isso que aconteceu. Um clássico, literalmente. Marx mostrava isso desde
1848, quando tentou investigar como a revolução proletária se perdeu,
transformando-se na ascensão de Napoleão Terceiro, pelo golpe do 18
Brumário.
Os
protestos de 2013 mostraram imagens do povo contra o poder. Diante das
imagens do povo que foi quebrar o Congresso Nacional e acabou tacando
fogo no Palácio do Itamaraty, sempre tem aqueles que começam a gritar
"ordem”.
Começaram a fazer isso, e aí veio 2014. Após a eleição, eu escrevi no jornal Folha de S. Paulo que
a polarização não terminaria na semana seguinte e só iria aprofundar. É
preciso estar preparado para isso. Não adianta imaginar que acabou a
eleição e, agora, vai tudo voltar ao normal. Mas o governo achou que
isso seria possível e tentou criar um modelo de conciliação. Juntou
todos os setores conservadores dentro do governo, desmobilizou o seu
lado, enquanto o outro lado foi para cima no vácuo, porque não havia
mobilização em reação.
Em uma sociedade polarizada,
a primeira coisa que você faz é fortalecer o seu polo, porque a única
possibilidade de sobrevivência é uma espécie de balança, jogo de bola
parada. Você vê que, se avançar demais, o outro avança também. Isso não
foi feito.
A
esquerda brasileira ficou embalsamando um cadáver, que é o lulismo. Deu
o que tinha que dar, não dava mais. Fala-se que Lula teria 40% dos
votos, e é verdade. Se estivesse em campanha, ele ia ganhar, isso é
claro.
Por
esse motivo, teve que ser preso. Caso contrário, virava presidente. Mas
o fato é: isso aconteceria por uma lógica muito racional da população. O
presente é catastrófico; o futuro, completamente incerto. Portanto,
volto ao passado, que era melhor. De fato, era. Isso não tem a ver com o
potencial de transformação que Lula representa, mas com uma situação de
pavor social. Enquanto dinâmica de transformação, o lulismo já era um
cadáver, mesmo que ganhasse.
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