Uma nova polêmica foi criada nas redes sociais após uma performance artística:
dessa vez, páginas viralizaram conteúdos mostrando fotos e vídeos
registrados no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), que mostram uma
menina, que aparenta ter em torno de cinco anos, tocando os pés de um
artista nu que estava imóvel e deitado sobre o chão.
A performance ocorreu na última terça-feira, 26, na abertura da 35º Panorama da Arte Brasileira, tradicional exposição bienal do museu. O artista e performer carioca Wagner Schwartz apresentou sua La Bête, performance que apresenta desde 2015 a partir da leitura da série Bichos, de Lygia Clark.
Segundo o site do ator
(que foi contatado pela reportagem mas preferiu não se manifestar), na
performance ele manipula uma réplica de plástico de uma das esculturas
da série, e o objeto "permite a articulação das diferentes partes do seu
corpo através de suas dobradiças", quando o público é convidado a
participar.
Nos vídeos que circulam pelas redes sociais, a criança parece mostrar
curiosidade enquanto engatinha pelo tatame, vendo uma mulher adulta
tocar os pés do artista. A mulher a incentiva a participar, a menina ri,
toca rapidamente os dedos dos pés e o pulso dele, e volta à plateia
diante de sorrisos do público.
"O nu na arte é presente nos museus do mundo inteiro, desde a
arte pré-histórica, há 12 mil anos", diz o curador do MAM, Felipe
Chaimovich, ao Estado. "Isso é uma presença constante.
Por outro lado, a questão específica da obra da Lygia Clark, grande pano
de fundo da nova objetividade brasileira, tema desse panorama, é a obra
participativa. Isso que foi trabalhado nessa performance", explicou.
"Temos que refletir com uma visão mais ampla de história. Estamos
falando de uma coisa que tem 12 mil anos. Não é uma questão pontual da
arte contemporânea. Estamos falando dos museus do mundo inteiro."
As críticas, que se multiplicaram em publicações durante a
madrugada e a tarde desta sexta-feira, 29, acusam o museu de "incentivo à
pedofilia". O teor dos comentários é o mesmo daqueles que levaram o
Santander Cultural a encerrar a exposição Queermuseu, alvo de protesto ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL) em Porto Alegre.
Conforme programa divulgado anteriormente, a performance só
ocorreria uma vez. "As referências à inadequação da situação são fora de
contexto", diz uma nota do museu.
Leia a íntegra da nota divulgada pelo MAM:
"O Museu Arte de Moderna de São Paulo informa que a
performance 'La Bête', que está sendo questionada em páginas no
Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte
Brasileira, em apresentação única.
A sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da
apresentação, incluindo a nudez artística, seguindo o procedimento
regularmente adotado pela instituição de informar os visitantes quanto a
temas sensíveis.
O trabalho apresentado na ocasião não tem conteúdo erótico e
trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark,
historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas
interativas.
Importante ressaltar que o material apresentado nas
plataformas digitais não apresenta este contexto e não informa que a
criança que aparece no vídeo estava acompanhada e supervisionada por sua
mãe. As referências à inadequação da situação são resultado de
desinformação, deturpação do contexto e do significado da obra.
O MAM reafirma que dedica especial atenção à orientação do
público quanto ao teor de suas iniciativas, apontando com clareza
eventuais temas sensíveis em exposição.
O Museu lamenta as interpretações açodadas e manifestações de
ódio e de intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se
espalharam pelas redes sociais.
A instituição acredita no diálogo e no debate plural como
modo de convivência no ambiente democrático, desde que pautados pela
racionalidade e a correta compreensão dos fatos."
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